quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Conceito de cardinalidade na modelagem de banco de dados para você nunca mais esquecer

No mercado da  programação de computadores é muito importante conhecer  o uso de banco de dados nas aplicações, não é mesmo? com o uso do banco de dados você construirá o tão sonhado software que irá guardar as informações dos seus usuários e fazê-los satisfeitos e confiantes. Para construir um banco de dados confiável e que satisfaça os cliente é preciso saber aplicar alguns conceitos. Hoje o tema é modelagem, com ênfase na cardinalidade, o bicho de sete cabeças que muitas pessoas criam dentro de suas próprias cabeças.



No Modelo Relacional (pense em organização de tabelas) apresentam-se os seguintes Níveis de Relacionamento: 1:1, 1:N, N:N.

Observe o exemplo:

1 paciente N números de telefones (sim, é comum uma pessoa possui muitos números de telefone);
1 número de telefone N operadoras  (sim, um número é de uma operadora, mas as operadoras possuem muitos números);
1 paciente N exames (sim, uma pessoa uma "bateria" de muitos exames);
N exames N patologias (sim, exames podem acusar várias patologias, diagnósticos de doenças havendo a necessidade de relacioná-los);
1 paciente 1 CPF (sim, um CPF é único e pertence a uma única pessoa);

Onde: N = Muitos e 1 = Um

Obs.: 1:1 o relacionamento é menos comum , tendo em vista que para garantir que seja único o registro na tabela de banco de dados existem vários outros mecanismos de atribuição e validação em banco de dados.



Diagrama Entidade Relacionamento - DER



Uma outra dica é observar como os componentes visuais dos sistemas refletem o relacionamento e como estão sendo utilizados:

 O combo box por exemplo é um componente visual que permite uma seleção singular dentre n opções, logo conclui-se que, a relação será 1:N.


Espero ter colaborado com você leitor e ter a oportunidade de ajudá-lo mais vezes, estamos juntos nessa caminhada, e por falar nisso peço que deixe seus comentários. É de fundamental importância para o desenvolvimento deste canal de comunicação e aprendizado, até o próximo post onde iremos falar de Diagrama de classes, um conceito que também deixa muita gente com a pulga atrás da orelha.



Wanderson Santana Pinheiro
ExplicaDevs
Grupo Telegram: http://explicadevs.blogspot.com.br/2016/09/mysql-na-rede-local-com-o-windows-7-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário