segunda-feira, 19 de setembro de 2016

MySQL na rede local com o Windows 7 de forma fácil e descomplicada

Olá pessoal hoje eu gastei uns 30min. preciosos para conectar o notebook ao meu servidor MySQL instalado em um computador com o sistema operacional Windows 7 através da rede local da minha casa onde estou estudando desenvolvimento de sistemas, é incrivelmente fácil e sem configuração de arquivo como tem muita gente postando:




Infraestrutura de rede:

[Software]
SO=Windows 7 x64
Banco= MySQL Server v5.1

[Rede]
Servidor = 192.168.0.1/24
Mascara =255.255.255.0
Gateway = 192.168.0.1

Cliente    =192.168.0.103/24
Mascara =255.255.255.0
Gateway = 192.168.0.1

Passos:

1. Firewall

NÃO foi necessário desativar o firewall, nem testei com ele desabilitado.
1. Crie uma regra de entrada no servidor para liberação da porta do MySQL, 3306 é a porta padrão.
2. Crie no servidor um novo usuário. O usuário padrão do MySQL, o super usuário, administrador instalado por padrão nomeado como root não funciona, por algum motivo de segurança, não terá acesso a base de dados através da rede.


Utilização: Testes de aplicação cliente/servidor podendo deixá-la isolada a camada cliente em um computador individual e isolado do ambiente servidor.

Convém lembrar que cada caso é um caso, caso tenha dificuldades, conte-nos via comentário.

Está explicadevs?

Wanderson Santana Pinheiro
ExplicaDevs
Grupo Telegram: https://telegram.me/joinchat/Cop72gnApV-v01UO0Es1og

3 comentários: