domingo, 18 de setembro de 2016

Diagrama de classes, uma pequena parte da modelagem orientada a objetos que compõem a UML

Em um post anterior escrevi sobre o  conceito de cardinalidade na modelagem de banco de dados que abrange os níveis de relacionamento entre as tabelas (1:1, 1:N, N:N), fiz um pequeno  Diagrama Entidade Relacionamento - DER que é uma representação das tabelas do banco de dados em forma de diagrama, se você não leu indico a leitura.
Mas, espera aí!, se existe uma forma visual de representar as tabelas do banco de dados, será possível representar as classes de um sistema orientado a objetos? - a resposta é sim!

A Linguagem de Modelagem Unificada - UML é composta por nove diagramas: Class Diagram, UseCase Diagram, Statemachine Diagram, Activity Diagram, Sequence Diagram, Communication Diagram, Component Diagram, Deployment Diagram, Composite Structure Diagram.

Para o objetivo proposto neste tópico irei utilizar o Class Diagram, ou seja, Diagrama de classes:



O Diagrama de classes é a representação gráfica mais próxima do código de programação de sistemas orientados a objetos, através dele fica mais claro a definição elementos: classes, atributos e métodos e seus relacionamentos.


Quanto ao relacionamento as classes de um diagrama podem se relacionar por: herança, dependência e associação.

Generalização: propriamente trata da herança existente entre as classes, diz respeito a capacidade de um elemento ( subclasse) herdar atributos e comportamentos de outro (superclasse). O símbolo que representa a herança é uma seta.

Agregação: a agregação está ligada a relação em que um elemento contém ou é parte de outro elemento.






Agregação por composição: a agregação por composição diz respeito a razão de um elemento existir apenas se existir o elemento ao qual está contido, e caso este deixe de existir o mesmo deve ser descartado.

 Observe que caso não haja um tabuleiro não haverá posições, pois as mesmas compõem o jogo de xadrez.




Associação: indica uma relação onde um elemento conhece o outro, por exemplo, para cada pessoa existe um documento documento único.


Espero mais uma vez ter ajudado aos leitores do blog, estes conceitos são complexos e analisando este fato irei posteriormente disponibilizar abaixo do post os links para o download dos arquivos de scripts e do projetos do diagrama e também para o acesso a vídeo aulas onde estarei mostrando como os diagramas estão sendo construídos e o funcionamento das ferramentas (para este diagrama foi utilizado o NetBeans com o plugin EasyUML).

Wanderson Santana Pinheiro
ExplicaDevs
Grupo Telegram: http://explicadevs.blogspot.com.br/2016/09/mysql-na-rede-local-com-o-windows-7-de.html

3 comentários: